Quem faz a fotografia é você!

Eu falei que ia começar a fazer mais posts com essa temática, então, aqui vai mais um.

Há quem ache que fotografar é só apertar um botão. Talvez no início da fotografia até fosse. Eram preparados os equipamentos da época, alguém “programava” a máquina que “fazia” a fotografia.

A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida em 1826 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce

Mas a imagem que a câmera capta não é feita sozinha. A visão do fotógrafo é o que faz toda a diferença!! Pois você não tira uma foto, você cria… e faz com que as pessoas possam ver o que você enxerga. A posição que você escolhe, o ângulo, o momento certo … tudo isso faz parte do fotógrafo e não da câmera! (é parte da composição, mas outro dia eu aprofundo mais nisso).

Aí você me diz “mas, Fefa, eu não tenho uma câmera profissional, minhas fotos nunca vão ficar boas” … isso não é, necessariamente, uma verdade. É claro que alguns equipamentos tenham mais recursos e te permitem fazer uma fotografia que você não faria com um celular ou uma Cyber-shot (como fotografia noturna, por exemplo), mas isso não significa que você não possa capturar imagens incríveis com esses equipamentos.

Numa Cyber-shot ou celular, é comum que você não tenha o controle de certos aspectos como a medição de luz ou o “tempo” de captura, mas elas possuem funções programáveis, em que a câmera “calcula” as medidas certas para cada fotografia, então a primeira dica que dou é : Conheça seu equipamento! Sabe aquele manual de instruções que todo mundo ignora? Então, leia-o, isso pode te livrar de “viver no automático”, te dando mais liberdade para criar suas imagens.

Outra coisa, não deixe de experimentar, sabe aquele botão na sua máquina que sempre esteve ali mas você não sabe pra que ele existe?? Por que não testar?? É claro que você não deve fazer isso durante, sei lá, o casamento da sua prima, mas quando tiver um tempo livre, faça experiências com seu equipamento, veja o que você é capaz de fazer com ele!

Mais uma dica : seja criativo! Não é por que você tem um equipamento limitado que suas fotos tem de ficar todas iguais, invente, use sua bagagem, veja fotos, busque inspiração!! A fotografia não é só o momento que você aperta o botão, mas um pedaço de tudo o que você já viu e fotografou na vida!

Para provar que se pode sim criar fotos com um equipamento “amador”, veja algumas das melhores fotos de 2014 feitas com um I-Phone

Foto de Jose Luis Fernandez

iphone-photography-awards13Foto de Little Su

Foto de Michael O’Neal

 Veja mais aqui.

Então é isso, não importa que equipamento você tem, fotografe!!

Mostre pra gente o que você fotografa, e nos diga se gostou desse novo tema e quer que eu continue fazendo posts como esse!!!

Bjbj
Fefa<3

Anúncios

4 comentários sobre “Quem faz a fotografia é você!

    1. Oi Sandra, agora vou começar a fazer mais posts sobre essa temática, fique de olho 😉 Meu professor de fotografia me mostrou uma vez uma frase do Sebastião Salgado (ainda vou fazer um post sobre ele um dia) que era : “Você não fotografa com sua máquina. Você fotografa com toda sua cultura.” … Então, fotografe e mostre pra gente =D

      Bjbj
      Fefa<3

  1. Gostei das fotos criadas com o iPhone. Hoje, o mais engraçado que é as câmeras como a desse celular evoluíram tanto que já chegaram a conseguir substituir uma câmera digital convencional nos dias de hoje, e eu acho isso incrível.

    1. Sim, os smatphones estão presente nas vidas de muitas pessoas, e os fabricantes sabem disso, por isso investem cada vez mais nos sensores digitais dos celulares (o que influencia muito na qualidade das fotografias). fotos 😉
      Fefa

Comente <3

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s