Amigo estou aqui!

Agora v4i

Cuidado, proteção, risadas, segurança, confiança, carinho, discussões, conselhos. Complicado esse negócio de tentar definir amizade apenas com palavras, né? Isso porque a relação entre amigos, quando sincera e verdadeira, é complexa e também uma das mais bonitas que poderia existir entre duas ou mais pessoas.

Em uma amizade pura e honesta não há espaço para a palavra “substituição” ou “exclusão”. Conhecemos o João recentemente e trata-se daquela amizade rápida, que nos inspira confiança, companheirismo e aquela vontade de estar junto, seja jogando conversa fora ou até criando diálogos onde a troca de experiências é o assunto principal. Mas o fato de termos nos aproximado do João jamais mudará a relação que temos com Maria, aquela amiga de longa data que também conhece os acontecimentos mais marcantes da nossa trajetória e que, veja só, esteve presente em vários deles.

O João nunca vai ocupar o lugar da Maria e a Maria nunca substituirá o João. O coração de um amigo é grande demais para que caiba apenas uma pessoa dentro dele.

Amigos não esquecem uns dos outros. Essa foi uma das lições que aprendemos nessas quase duas décadas de existência, afinal, o que não faltou em nosso dia-a-dia foram pessoas que nos mostrassem o quão verdadeira é essa afirmação.

Os afastamentos acontecem. Infelizmente a aquisição de novas responsabilidades acaba tornando real essa palavrinha que tanto nos machuca, mas faz parte e não tem como fugir. Mas, mesmo afastados, nós conseguimos dar um jeito de mostrar que continuamos juntos de alguma forma.

Não precisa ser todos os dias. Não precisa ser toda hora. Mas com os celulares turbinados com o acesso a internet, é muito fácil mostrar que você continua pensando naquele amigo mandando uma mensagem pelo whatsapp, facebook, twitter ou qualquer outra rede social. Você pode não ter tempo para encontrá-lo pessoalmente mas com certeza terá cinco minutos do sua manhã, tarde, noite ou madrugada para mandar um recado perguntando se está tudo bem, se há alguma novidade ou simplesmente desejando que aquela pessoa tenha um bom dia.

E falando no tempo (ou, melhor dizendo, na falta dele)! Com a correria de todos os dias, ele, por si só, nos impede de ver todas as pessoas que gostaríamos. Por esse motivo muitas vezes nós o encaramos como vilão, como o grande culpado. Mas não é que até mesmo por trás da falta dele existe um ponto positivo?

Quando passamos muito tempo sem ver um amigo, a saudade aperta. Aperta tanto, tanto, tanto que jogamos a falta de tempo para escanteio e damos um jeito de marcar um encontro. E as outras pessoas também vão desmarcar um dos vários compromissos que recheiam a agenda para que o encontro em questão seja possível, porque amizade é isso: é recíproca. Parte de todos os lados. E por isso mesmo sabemos que é amizade! As duas ou mais pessoas a sentem da mesma forma e farão esforços semelhantes para que a falta de tempo não atrapalhe nada.

É com um aperto muito forte no coração que afirmamos: não é apenas a falta de tempo e de encontros que permitem que a saudade desperte entre amigos.

Distância. Ô bichinha que também consegue ser cruel, maldosa e forte! E, da mesma forma que a temida “falta de tempo”, é igualmente capaz de mostrar como uma amizade consegue ser inabalável. É a presença dela que nos faz sonhar com o dia em que encontraremos aquele amigo novamente, não é? São os quilômetros que nos separam que nos levam a planejar as viagens e, muitas vezes, nos fazem desejar entrar no primeiro avião, ônibus ou até mesmo montar no primeiro cavalo, desde que esses meios nos levem até aquele amigo querido que mora tão longe.

E nós sabemos que o outro lado pensa da mesma forma porque, ora, nós somos amigos!

Mas as amizades não são perfeitas. Como podemos exigir que sejam quando somos seres humanos e erramos praticamente todos os dias com alguém? Aquele amigo em algum momento vai nos magoar. Em algum momento nós vamos magoar aquele amigo. Vamos discutir, vamos ficar emburrados e podemos até mesmo ficar alguns dias (ou até mais do que isso) sem nos falar.

Só que também é assim que nos damos conta que o que existe entre nós é claramente uma amizade. Amigo perdoa. Amigo desculpa. Amigos passam por cima desses percalços e não permitem que os laços sejam quebrados. Em alguns casos, e isso nós dizemos por experiência própria, tornam-se ainda mais sólidos do que antes do desentendimento. Isso porque percebemos que nem mesmo eles foram suficientes para prejudicar aquela relação.

São raros aqueles amigos que permanecem em nossas vidas. Por isso mesmo levamos Milton Nascimento tão a sério quando pensamos em cada uma das pessoas que chamamos de “amigo”: amigo é coisa pra se guardar no lado esquerdo do peito.

Dia 20 de julho é considerado o “dia do amigo”, mas o “muito obrigada” de hoje não será para vocês, amigos. Agora é a hora de agradecer ao colégio, à faculdade, a internet, ao trabalho, à academia, ao curso de inglês, à igreja. Queremos reconhecer a importância de cada um dos meios que, de um jeito ou de outro, permitiram que nós nos encontrássemos e, principalmente, nos deram a oportunidade de desenvolver esses laços tão profundos e sinceros que unem cada um de nós.

Por isso: muito obrigada colégio, faculdade, internet, trabalho, academia, curso de inglês, igreja e tantos outros lugares que serviram de cenário para grande parte das histórias que aquecem nossos corações todos os dias. Se não fosse por esses espaços, provavelmente hoje as nossas vidas não seriam tão completas.

O quarteto Agora v4i deseja a todos e a todas um 20 de julho maravilhoso ao lado dos seus amigos (eles morando perto de vocês ou não)!

Anúncios

2 comentários sobre “Amigo estou aqui!

Comente <3

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s