Do virtual para o real

Essa semana o Google anunciou que o Orkut encerrará suas atividades em 2014. Pelo que eu vi na timeline do Twitter, teve quem correu para logar nas suas contas e matar a saudade da rede social e, é, eu fui uma dessas pessoas.

Conheci o Orkut em 2005 e ele representava para mim praticamente o mesmo que o Facebook representa hoje: a possibilidade de conversar com os colegas da escola quando não estávamos na escola, ver fotos alheias e abrir sorrisos ao ler e escrever depoimentos. Só que para mim o Orkut ganhou outro significado a partir do momento em que eu criei uma conta fake nele.

O significado de fake nesse caso é o literal: falso. Perfil falso. E todos sabiam que aquele perfil não era o verdadeiro da pessoa, porque os adeptos desse mundo paralelo dentro do Orkut assumiam nomes diferentes – Miidnight, Shight, Shine, Beauty – e usavam imagens de famosos ou então de personagens de livros, animações e coisas do gênero para ilustrar suas fotos de perfil e até mesmo os álbuns. Para que vocês consigam visualizar isso melhor, (uma das) minha(s) fake(s) se chamava Miidnight Choogie Luesby e eu usava fotos da personagem Hermione Granger, bem como da Emma Watson. Pois é.

Miidz

(a Miidz ainda existe, genteeeee!)

Mas como um simples perfil falso poderia fazer com que eu olhasse o Orkut com outros olhos? Explico: foi através dele que eu pude fazer amizade com pessoas maravilhosas. Pessoas essas que, infelizmente, eu não conhecia cara-a-cara e que nem ao menos moravam na mesma cidade que eu.

Era arriscado? Era. Eu tinha treze anos na época e a internet em si é um lugar perigoso, apesar de todas as suas vantagens. Nem sempre quem tá do outro da tela é quem diz ser e meus pais pensavam muito nisso todas as vezes em que eu chegava dizendo “nossa, conheci mais uma menina de São Paulo pelo Orkut!” (nunca escondi deles o fato de conversar com pessoas de diversos cantos do Brasil).

Só que o tempo foi passando e as amizades continuavam firmes e fortes. Por meio das conversas com vídeo fomos descobrindo que ninguém mentia a identidade e, conforme crescemos – nós realmente crescemos juntos, cara! -, os encontros se tornaram inevitáveis. A amiga que mora em Brasília visitava os amigos de São Paulo, os amigos de São Paulo e Vitória passavam o Carnaval com os amigos do Rio de Janeiro e assim as coisas foram acontecendo (o grupo é grande <3).

E em maio de 2014 foi a vez da amiga de Campo Grande participar dessa história de conhecer pessoalmente alguns amigos apresentados pelo Orkut!

SP 1

SP 2

Rafilds, Caio, Anny e Tams ❤ Foi uma sensação tão boa finalmente tê-los encontrado! Depois de seis anos (isso mesmo, seis) conversando apenas por Orkut, MSN, Facebook, Hangout, Twitter etc, etc, etc, enfim eu estava frente a frente com esses queridos, ouvindo suas risadas e sentindo o calor gostoso de seus abraços. Foi mágico e eu estou aqui, cheia de saudades, fazendo força para não chorar enquanto escrevo isso.

É por essas e outras que o Orkut terá sempre um significado especial para mim. Ele pode estar chegando ao fim agora, mas foi o início de muitas histórias. Histórias que já aconteceram e outras que ainda vão acontecer, pois a estrada é longa. Ainda tenho que encontrar várias pessoas, olhá-las bem de pertinho e dizer “meu Deus, você existe mesmo!!!”. Ainda tenho vários abraços para distribuir e receber; risadas para ouvir e soltar. E eu aguardo ansiosamente para que esses dias não levem muito tempo para chegar.

Finalizo o post com um recado especial para os amigos de São Luís, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Curitiba, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Brasília, Juíz de Fora, Fortaleza, São Carlos, Maringá: Campo Grande está de braços abertos, viu? ❤

Até o próximo post, pessoal!

Nikki.

10 comentários sobre “Do virtual para o real

  1. Niih, que coisa linda, sério. Vocês todos são uma das partes mais fundamentais de que sou hoje, de quem eu me tornei. Vocês sabem mais de quem eu sou, da minha vida, do que muitas das pessoas que podem me dar abraços ou vir na minha casa a qualquer momento. Sinto saudade de vocês sempre mesmo, mesmo que muita coisa tenha mudado, mesmo que a gente tenha ficado um bilhão de vezes mais ocupados (saudade passar o dia no computador chorando de rir com vocês), vocês sempre vão ser parte de mim. Sempre vou amar e ser grata a vocês por sempre estarem comigo a qualquer momento que eu precisei. ❤

    1. Ei, fetinho ❤ A saudade é recíproca em todos os sentidos. E não esquece de uma coisa: estive e continuo estando com você. Sempre que precisar, a senhorita sabe onde e como me encontrar ❤

  2. Aff, como eu queria estar em São Paulo também pra conhecer todos 😦
    Como Tatá disse: vocês foram (e ainda são) grande parte da minha vida e responsáveis por quem me tornei. Talvez eu fosse um gatinha do funk, namorando um cafetão por ai se um dia eu não tivesse conhecido o fake.
    Agradeço a cada um de vocês por ter entrado na minha vida e por terem sido apenas ótimos exemplos pra mim, por terem crescido comigo e enfrentado cada medo e desafio que encontrei pela frente! Toda vez que mudei de escola, de cidade… Toda vez que me apaixonei e me decepcionei. Sem vocês eu não sei quem eu seria hoje.
    Obrigada.

    1. A oportunidade do encontrão vai aparecer uma hora ou outra, Sah, disso eu tenha certeza absoluta :3 Vocês ocupam um espaço enorme no meu coração e eu também sou grata por absolutamente tudo!

  3. Minha mãe sempre dizia: “olha com quem você anda na internet”. Eu ignorava arduamente, digo, até levava em consideração um pouquinho, mas é, eu ignorava. Foi ela quem me mostrou as melhores pessoas que eu já conheci na minha vida EVER, incluindo você, Nics. ❤

    Obrigado por ser minha amiga. Mesmo.

  4. De longe a ideia de ter criado um Fake foi uma das melhores que já tive. De lá várias portas se abriram para que eu conhecesse pessoas que são essenciais na minha vida. As responsabilidades cresceram e o tempo para passar horas a fio conversando ficou menor, mas eu nunca vou esquecer os amigos maravilhosos que a Internet me trouxe.
    Passamos por várias coisas juntos, crescemos e amadurecemos uns com os outros e vivemos situações inesquecíveis, online e “offline”.
    Serei eternamente grata por ter encontrado pessoas tão incríveis nesse imenso e louco universo que é a Internet. Todos sempre serão uma parte de mim. ♥

  5. Essa. segunda. foto. é. linda. Ai. :<
    Admito que ler tudo isso só me deixou com mais e mais e mais e mais saudade de você! Te amo tanto. Não me cabe no peito, grrr ):

Comente <3

