Azul é a cor mais quente,

“Você deve saber muito bem que o amor não corresponde à moral que ensinam para a gente”

(p. 41)

1

Finalmente venho até vocês com aquilo que me propus a fazer, YAY! Então, esses dias descobri porque Azul é a cor mais quente e o único arrependimento que ficou foi: não ter comprado essa HQ quando tive a oportunidade. Maaaas, apesar de não ter essa história na minha estante (ainda), contei mais uma vez com a ajuda de Rafilds e é graças a ela que estou aqui escrevendo essa resenha para vocês (obrigada por ter me emprestado!).

2

A obra de Julie Maroh é contada no formato de HQ e nela conhecemos a história de Clementine e Emma, duas jovens que vivem na França. A trama começa a se desenrolar (de verdade) a partir do dia 12 outubro de 1994, quando Clementine está completando seus 15 anos e ganha um diário de presente da avó. Sim, tudo o que sabemos da história é o que a personagem escreve no caderno de capa azul, espaço onde ela coloca sua experiência no Ensino Médio, seus medos e seus desejos.

3

Somos apresentados a personagens que se encaixam facilmente em nossa realidade. São pessoas com qualidades, defeitos, que cometem erros e que tiveram seus pontos de vista mudados completamente conforme iam amadurecendo. Em “Azul é a cor mais quente” nós encontramos amor em suas diversas formas. Encontramos preconceito, traição e amizade também. Gostei da exposição desses pontos, lógico, só acho que alguns poderiam ter sido mais desenvolvidos.

Clementine, Emma e Valentin me conquistaram. A única coisa que me deixou um pouco dividida quanto a narração ser feita por Clementine foi: isso impediu que conhecêssemos outras personagens mais a fundo, como aquelas com quem Clem teve um contato quase nulo. É, eu queria saber um pouco mais sobre determinadas tramas e não tive isso. Nada que tenha me desanimado, no entanto.

4-1

Gostei muito das ilustrações e também do material que a editora usou na fabricação (papel couché matte).

6

É uma história carregada de delicadeza e, pra mim, todos deveriam ler. Mas, devido ao conteúdo de alguns quadrinhos (+18, AÊ), acredito que o público alvo seja o pessoal mais maduro.

Aliáaaas, sendo uma HQ, cuidado quando você encontrar essa história nas livrarias e folhear. Muito fácil dar de cara com um spoiler!! (Aconteceu comigo </3). A leitura é bem rápida também! Senti meu coração apertar várias vezes e quando assustei, estava encarando o mar.

“Só o amor pode salvar o mundo. Por que eu teria vergonha de amar?” (p. 69)

***

As fotos desse post foram tiradas pela dona Fefa ❤

Edit: Para ver mais algumas fotos, basta clicar aqui :3

Até o próximo post, pessoal!

Nikki.

10 comentários sobre “Azul é a cor mais quente,

  1. Eu li essa HQ em algumas horas e admito que ainda bem que vi o filme antes de ler — porque, na minha opinião, a HQ é ainda melhor do que o filme (do meio pro fim muita coisa muda entre ambos). Eu amei tanto ❤

    1. Eu também não sabia! Aí abri e PÁ, dei de cara com várias coisas JFDGJDFNJG ç-ç Mas compre, é uma história muito bonita que vale super a pena. Quando você ler, me conta o que achou, tá? :3

      Beijócas,
      Nikki.

  2. Eu li essa HQ em uma hora. Chorei feito uma condenada e fiquei me perguntando PORQUE RAIOS A VIDA É TÃO INJUSTA. Ainda não tive coragem de ver o filme porque sei que vai doer 1000x mais, ainda que sejam diferentes. Fico feliz que você tenha gostado ❤

    1. Olha, eu não cheguei de chorar, mas que o aperto foi forte… foi mesmo ):

      Gostei muito e logo, logo ele volta pra casa (junto com outro que, aliás, é o que eu estou lendo no momento!).

  3. Hey caloura.
    Não li essa HQ ainda, mas está na lista das desejadas, junto com Daytripper. Já ouviu falar? A meu ver, Fábio Moon e Gabriel Bá são um dos melhores cartonistas do mundo e são muitíssimo brasileiros. :3
    Não sabia que vocês estavam com um blog, vi o link aleatoriamente numa postagem da Fê no facebook. Sejam bem-vindas à este universo, a blogsfera é uma delícia.

    Beijos. :*

Comente <3

