Especial Copa: 6 músicas pra curtir (ou não) os jogos

Toda Copa do Mundo artistas do mundo inteiro param para lançar uma música para esse grande campeonato, e alguns são privilegiados tendo sua música como oficial da Fifa. Como nós do Agor4 somos praticamente movidas a música, fizemos uma lista com 6 músicas (6 porque #AgoraOHexaVai) das copas que a gente lembra, para comentarmos e curtirmos.

We Are One, Ole Ola (Pitbull, Jennifer Lopez e Claudia Leitte)

Jack: O nome é bem legal, combina com toda a mobilização que acontece na copa, todo mundo vira uma só voz, mas esqueceram de que é no Brasil e só deixaram seis linhas em português pra Claudia Leitte cantar e convenhamos que ela é meio ruinzinha. O refrão também não é nada chiclete, a única que salva é a batida feita pelo Olodum, só pra falar que tem um pouco de Brasil ali, mas não me convenceu não.

Dê: Preciso ser sincera, quando descobri que a música oficial ia ser cantada por esses três eu desanimei na hora. Não que eu quisesse a Shakira de novo, mas esperava pelo menos algo que fosse ficar no mesmo nível. Gostei do título, gostei do ole ola, mas só. Não é uma música que todo mundo aprendeu e sai cantando por aí. E eu nem preciso comentar o fato da Claudia Leitte, única brasileira no grupo, cantar aquele único pedacinho da música, né?

Nikki: Escutei tanto “Waka Waka” em 2010 que hoje, quando coloco Shakira pra tocar, a música tema da Copa que aconteceu na África do Sul está incluída na playlist. Apesar de chiclete, eu realmente gostei do trabalho final. Letra, clipe, coreografia. De verdade. Acho que ela tinha tudo o que se esperava para servir de trilha sonora para um evento como aquele. Sendo um campeonato de cunho mundial, é compreensível que o inglês predomine nas composições. Subentende-se que todos vão entender, sendo ele um dos idiomas que comandam o mundo hoje. Mas em “Waka Waka” não era apenas inglês. Nele encontramos um bom pedaço em um dos idiomas falado no país que estava sediando a Copa naquele ano. Mas um bom pedaço mesmo. Por isso que fiquei tão desapontada com “We Are One”. É claro que eu sabia que teríamos inglês naquela letra. A Copa de 2014 pode ser no Brasil mas ela não é do Brasil. Só que, poxa, uma única estrofe em português? Oh, sim. Escutamos a Cláudia Leitte falar “lado a lado”, “jogue lá no alto” e a Jennifer Lopez até arrisca um “força, força” enquanto o Pitbull solta um “Cláudia Leitte, obrigado”, mas a parte que cabe ao português se resumiu a um: É meu, é seu, hoje tudo é nosso. Quando eu chamo o mundo inteiro pra jogar é pra mostrar que eu posso torcer, chorar, sorrir, gritar. Não importa o resultado, vamos extravasar. Lendo assim até parece muito. Mas não foi. É uma estrofe cantada uma única vez pela cantora e durou 16 segundos em uma música que dura 4 minutos e 5 segundos. Não, eu não achei isso legal. Apesar desse detalhe, afirmo que gostei das partes do clipe em que aparecem o Olodum, o Cristo e, principalmente, a torcida brasileira.

Dar Um Jeito (We Will Find a Way) (Feat. Wyclef Jean, Alexandre Pires e AVICII)

Jack: É no mesmo estilo da We are one, são bem parecidas tanto nas batidas quanto na letra, novamente toda em inglês, e nosso eterno “sai da minha aba sai pra lá” Alexandre Pires canta dois trechos só, além de uma frase no meio refrão. Falando em refrão, esse é mais legal e meio chiclete, apesar de não ter nada a ver com futebol, já que eles querem dar um jeito em alguma coisa que ainda estou procurando o que é.

Dê: Já eu discordo da Jack em algumas coisas. Eu gostei mais dessa música, achei mais fácil e chiclete, e comparada a Waka Waka da Shakira, o tanto de estrofes em inglês, e na língua da onde é a copa é no mesmo nível, até porque, Shakira só canta algumas partes no idioma de lá. O que eu mais gosto dessa música é o fato de que eles, pelo menos, tentaram cantar todos juntos uma frase em português, o que não rolou em We Are One. Mas apesar disso, eu realmente não entendi o que eles estão tentando dar um jeito, e me senti ofendida com o “Here we go, That’s all we know” (Vamos lá, isso é tudo o que sabemos), mas ok.

Nikki: A primeira vez que ouvi essa música, pensei “podemos dar um jeito dessa ser a música oficial da Copa?”, porque sério. Aqui nós temos inglês e muito mais português do que em We Are One. Em “Dar um jeito” Alexandre Pires conta com 30 segundos para dar voz a três estrofes em nosso idioma lindo e maravilhoso e isso, por si só, já fez com que a música me ganhasse.

Dare(La La La) (Shakira)

Jack: Shakira não podia ficar de fora já que seu marido vai participar da copa, nada mais justo que fazer uma música pra incentivar. Dare não tem nada a ver com futebol, só algumas referências na letra, mas nada a ver com Brasil. Colocaria facilmente na playlist balada, mas pra Copa, ah pra essa passa batido.

Dê: Apesar de não ser música oficial da Copa, Shakira aparece de novo. Não entendi o conceito da música, nem do clipe, nem de nada. Passou longe de Waka Waka.

Nikki: “La La La” é o segundo trabalho da Shakira para a Copa que eu aprovo. Apesar de ter achado o clipe sem cor, percebi que os tons marrons ajudaram a destacar as bandeiras de alguns países que estão participando do evento. Consegui identificar todas aquelas que apareceram assim, de primeira, sem ser necessário que eu ficasse assistindo o clipe infinitas vezes pra saber quem foi e que não foi representado (o que não significa que eu tenha assistido apenas uma vez, porque Shakira dançando é A+). É um clipe rico em detalhes! Também gostei da batida e da letra porque, afinal, esse é um período em que todos nos tornamos um só.

Waka Waka (Shakira)

Jack: Copa de 2010, África do sul e música oficial mais que justa. A letra tem vários termos em africano e a batida é muito boa, além do que fizeram coreografia e no clipe aparecem vários jogadores famosos. Os vários elementos da cultura africana presentes no clipe criam uma proximidade com o país, você sente e percebe que o futebol está presente na cultura deles tanto quanto na nossa.

Dê: Agora sim, vamos voltar para 2010 quando todos sabiam essa música e a coreografia. Shakira fez um ótimo trabalho com esse hit, fazendo todo mundo se animar. Entrou mesmo no ritmo do país e da copa. #saudadeswakawaka

Copa De La Vida (Ricky Martin)

Jack: Outro acerto no quesito música pra Copa. A letra toda tem a ver com o tema, comparar o vencer na copa com o vencer na vida e ficou bem legal, as batidas latinas são sempre envolventes e então fica bem gostoso de ouvir. O refrão é legal, muito fácil de cantar e daria muito certo como grito de incentivo num estádio lotado em dia de jogo.

Dê: O que falar sobre a melhor música de todas as copas? Ricky Martin é o mestre. Essa música é chiclete, legal e até hoje quando ouvimos começamos a dançar. Duvido que alguém nunca tenha ouvido essa música. Tá de parabéns pela música e por tudo Ricky.

Nikki: Pode passar o tempo que for: “Copa de la vida” vai sempre nos fazer dançar sendo época de copa ou não.

OBS: A Fefa nem veio comentar todas as músicas mas para ela, a “Copa de la vida” foi a melhor até agora e ainda será a melhor música das copas. Hahaha ( Ricky lindo ❤ )

No meio da torcida (Anitta)

Jack: Anitta entrou no clima #AgoraoHexaVai também. A música é normalzinha, segue a tendência de todas as outras de colocar uns batuques e um fundo de samba, a letra é bem fácil e tem tudo pra pegar porque #todosamamAnitta. O clipe não teve grandes produções, nota-se as dobrinhas no tapete verde na hora que o mocinho está com a bola. Acho que o figurino maiô de nado sincronizado tá na moda, mas esse dela tá meio lagarta de coqueiro.Não gostei por motivos de que não consigo ouvir a voz dela, acho meio enjoada, mas sem preconceitos, pra empurrar o Brasil tá valendo tudo!

Dê: Me recuso a comentar muito por motivos de: não curto a Anitta. Música sem graça, vídeo de pouca qualidade, e modelito brega. Pra mim, essa música só foi feita para rir.

Nikki: Música rápida, bem como quem quis deixar seu recado de que queria participar dessa história de gravar algo pra Copa. Muito verde e amarelo, mas não me empolgou.

Qual é a sua música favorita de todas as copas?

Beijos da Dê, Fefa, Nikki e Jack

Um comentário sobre “Especial Copa: 6 músicas pra curtir (ou não) os jogos

Comente <3

