Criar é destruir!

wreck this journal day one

“Destrua este diário” é um livro interativo da ilustradora americana Keri Smith que há tempos vem dando o que falar na internet, principalmente pra quem acompanha o Tumblr e o Weheartit. Lançado em 2007 nos Estados Unidos o journal-terapia só chegou no Brasil no fim do ano passado através da Intrínseca.

Existem cinco versões diferentes do livro, cada um contém instruções diferentes do outroalém de vários outros títulos neste mesmo estilo como “Finish this Book”, “Mess”, “Tear up this Book!”, “Living out loud: Activities to Fuel a Creative Lif”, entre outros.

Keri se tornou famosa pela proposta contida em seus livros: desafiar a criatividade.

“Wreck This Journal’ é um livro ilustrado que contém uma perturbadora coleção de tarefas que pedem aos leitores que juntem suas melhores habilidades em erros e bagunças para completar as páginas do livro (ou destruí-las). Através de uma série de criativas e ilustradas tarefas, Keri Smith quer encorajar seus leitores em atos “destrutivos” – deixando buracos em páginas, adicionando fotos e estragando-as, manchando páginas com café, pintando fora das linhas e mais – com o objetivo de experimentar o verdadeiro processo criativo. Através da sensibilidade de Keri, leitores são introduzidos a uma nova maneira de fazer arte, descobrindo maneiras de escapar do medo de páginas em branco e entrando completamente no processo criativo.” Página Oficial

Agorav4i- artes

(As artes que eu apronto o meu journal você confere aqui http://migre.me/jCHKY)

Quando eu entrei em contato com toda essa ideia eu fiquei doida querendo comprar, o meu lado artista falou mais alto. Mas, como eu sou meio apocalíptica eu não achava que ia chegar aqui, então vasculhei por todo canto e comprei a versão em inglês que achei na Saraiva online. No começo deu muita vontade de fazer tudo de uma vez, ainda mais que não precisa seguir uma ordem, já que as páginas vem sem número e você pode pular quantas quiser e melhor, fazer o que quiser. As instruções são bem claras “Instruções estão abertas a interpretação” , seguir ao pé da letra o que está escrito é um erro terrível porque te limita e a proposta do livro não é esta. Ainda assim tive dificuldades em ter minhas próprias ideias, então foi bem válido procurar pela internet fotos dos wrecks alheios. (Tem várias ideias legais aqui  http://migre.me/jCHYq)

Como vocês viram eu faço uma bagunça tremenda no meu livro, cheio de tinta, desenhos e frases misturados, mas isso só reflete a minha própria personalidade e acredito que esse, também, é um dos intuitos do livro, você deixar fluir suas emoções, seus sentimentos, e isso acaba por refletir quem você é. Apesar de que, no meu caso, ainda tenho um apego grande pra destruir no sentido literal da palavra, então tento deixá-lo mais ajeitadinho e bonitinho. Mas folheando eu vi que tem páginas que é quase impossível não estragar, ou seja, uma hora ou outra eu vou ter que deixar extravasar meu lado destruidora. Para ajudar nessa hora tão difícil nada melhor do que música né? Então corre pro SuperPlayer e se joga nas playlists! https://www.superplayer.fm/

E pra conhecer um pouco mais da autora dá uma olhadinha aqui http://migre.me/jCI8G, lembrando que o site dela também é super legal e interativo!

Criatividade é a lei!

Jacqueline.

9 comentários sobre “Criar é destruir!

  1. Eu comprei o meu esses dias e chegou ontem. Pra mim vai ser uma tarefa doída mas também libertadora já que sou mto apegada e não gosto de estragar livros rsrsrs

    1. Ooooi Amanda! á a Jacqueline que tá falando,então é bem difícil mesmo eu estou sofrida com o meu aqui SUHSIAUHS. Quando for fazendo fotografa quero ver!

      1. Pode deixa que eu fotografo! Amei o tumblr que vc recomendou, tem cada coisa linda! Tenho medo de não conseguir fazer nada que preste kkkk

Comente <3

